Lula oficializa Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães para liderança do governo no Congresso
-
Waack: Frente ampla não pode ser um governo no qual ninguém se entende
-
Instrutor de tiro de filho de Bolsonaro é preso por comércio ilegal de armas
-
Governo retoma processo de extradição de blogueiro Allan dos Santos
O papel do líder dentro do Congresso é expressar a opinião de quem ele representa durante as votações. Também cabe às lideranças orientar as bancadas partidárias quanto ao voto e falar pela bancada no período destinado às comunicações.
Outra atribuição é a participação no colégio de líderes, que, entre outras finalidades, define a pauta de votações nos Plenários.
Randolfe, escolhido para ser líder no Congresso, se destacou no Senado como vice-presidente da CPI da Pandemia. No ano passado, foi aliado de Lula durante a campanha presidencial vitoriosa contra Jair Bolsonaro (PL).
O parlamentar, que já integrou do PSOL, foi um dos principais opositores de Bolsonaro na Casa. Randolfe também já foi deputado estadual, e tem mandato como senador até 2027.
Wagner, por sua vez, foi deputado federal pela Bahia antes de se tornar governador do estado, eleito em 2006, e novamente vitorioso quatro anos depois.
Em 2018, ele foi eleito para o Senado, tendo no currículo quatro passagens como ministro em governos petistas, nas pastas do Trabalho (2003-2004), Secretaria de Relações Institucionais (2005-2006), Defesa (2015) e Casa Civil (2015-2016).
Já Guimarães, irmão do ex-presidente do PT José Genoino, é deputado federal desde 2007, acumulando cinco eleições consecutivas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula oficializa Randolfe, Jaques Wagner e José Guimarães para liderança do governo no Congresso no site CNN Brasil.