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MS é o único Estado do País onde todas as escolas públicas têm acesso à internet


Levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) apontou que Mato Grosso do Sul é o único estado do País com 100% das escolas públicas (municipais, estaduais e federais) com acesso à internet disponível para os alunos e funcionários. MS também é um dos 11 estados do Brasil que não possuem unidades de ensino sem energia elétrica.

A informação foi divulgada na quarta-feira (04), através do Painel Conectividade nas Escolas, que trabalha com números até o final de 2022, sendo consideradas as escolas públicas em atividade e escolas com internet aquelas com acesso declarado no Censo Escolar ou por outra fonte governamental.

De acordo com os dados extraídos da aba sul-mato-grossense, são 1.337 escolas públicas das quais 1.097 estão em perímetro urbano e 240 rurais. Do total de escolas, 726 (54,3%) não possuem laboratório de informática em sua estrutura. A cidade de Bodoquena é a que tem a maior quantidade de unidades de ensino sem o referido laboratório, 87,5% do total.

No nível nacional, 3,4 mil escolas (2,5%) não tinham acesso a rede de energia elétrica até o final do ano passado, 9,5 mil (6,8%) não dispunham de acesso à Internet e 46,1 mil (33,2%) não possuíam laboratórios de informática. Quatro estados tinham mais de 10% das escolas sem luz: Acre (35,3%), Roraima (21,5%), Amazonas (19,9%) e Pará (12,2%) e 11 registram 100% com acesso à eletricidade.

Seis estados brasileiros têm mais de 10% das escolas sem acesso à internet: Acre (46,0%), Amazonas (40,9%), Roraima (36,1%), Pará (27,9%), Amapá (27,5%) e Maranhão (11,9%). As Unidades da Federação com o maior percentual de escolas conectadas são Mato Grosso do Sul (100%), Goiás (99,9%) e Distrito Federal (99,9%).

No Estado do Acre, 90,9% das escolas não possuem laboratório de informática. Maranhão (89,6%) e Pará (86,1%) são o segundo e terceiro com o maior percentual de escolas sem laboratório no País. O Distrito Federal possui o menor percentual de escolas sem laboratório (39,5%).

De acordo com a Anatel, os números do levantamento são o resultado consolidado de diversas fontes, como o Censo Escolar (2021), o Programa de Banda Larga nas Escolas (PBLE), a Conectividade em Escolas Rurais, o Medidor Educação Conectada, o Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e o Nordeste Conectado.

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