Para especialistas, no momento, não há a possibilidade de se estender o metrô para todas as áreas da capital federal. Questões de demanda e econômicas seriam empecilhos. O ideal seria investir em melhorias nas linhas já existentes.
Mais sobre o assunto
Distrito Federal Expansão do metrô em Samambaia está em fase de licitação, diz Ibaneis
Distrito Federal Pets não precisam mais de caixa para viajar em ônibus e metrô do DF
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), há estudos em andamento que analisam a possibilidade técnica e econômica de ampliar as linhas para outras regiões.
A pasta afirmou que a construção de novas estações em Samambaia e Ceilândia, e a criação de um terminal na Asa Norte vão acrescentar 6,5 quilômetros à rede metroviária. A única que tem previsão de entrega é a de Samambaia, que deve ser finalizada em quatro anos. As restantes, segundo a Semob, “ainda são estudos, então não há previsão.”Avaliações
Atualmente, o Metrô-DF atende a cerca de 160 mil usuários por dia. Reeleito, o Ibaneis Rocha (MDB) reforçou, em reunião na semana passada, a intenção de priorizar, pelo menos, dois projetos de expansão.
O primeiro, de Samambaia, está em fase de licitação. Para o próximo ano, Ibaneis aguarda liberação de recursos que serão usados na expansão do transporte em Ceilândia.
Artur Morais, especialista em transportes, avalia que, atualmente, não seria possível implementar um linha de metrô em todas as regiões do DF. “Um sistema de metrô é muito caro para ser construído e para ser operado. E ele é para locais com alta demanda. Aqui em Brasília, em muitos locais a demanda é mais para o sistema de ônibus mesmo”, considera.
“Como o metrô não atende a todas as áreas, se utiliza o ônibus. Para aliviar a mobilidade aqui no DF, é preciso avaliar corredores de ônibus. Como se tem o BRT e o corredor da EPTG. Faixas exclusivas para ônibus e que cheguem a todas as regiões é a solução atual que pode melhorar a mobilidade no DF”, completa.
Ibaneis anuncia licitação de R$ 362 milhões para expansão do Metrô-DF
Em relação à expansão da linha para a Asa Norte, Pastor Willy Gonzales, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), afirma que a obra é necessária, mas “já devia ter sido feita há muito tempo”.
Concessão do metrô
Outra questão que aguarda resolução é o projeto de concessão do metrô. Antes previsto para ter início em junho de 2022, o processo está há quase um ano em análise pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF).
A Corte aguarda manifestação da Semob em relação a novos questionamentos feitos para dar continuidade à análise do projeto.
Ibaneis anuncia licitação de R$ 362 milhões para expansão do Metrô-DF
Pastor Willy avalia que a concessão pode não ser o modelo mais favorável para resolver possíveis problema do Metrô. “Existem outros modelos mais atuais. É preciso ver quais são os modelos mais interessantes. Há muita coisa a ser revista e seria importante repensar se a concessão resolveria o problema”, finaliza.
The post GDF prevê metrô para Asa Norte; especialistas explicam obstáculos para expansões first appeared on Metrópoles.