PMNAS

Veja como organizar a vida financeira neste início de ano

Por Midia NAS em 08/01/2023 às 04:05:29

Outro ponto importante é entender quais gastos ou ganhos são sazonais. “Caso do fim do ano que tem as festas, 13º, as férias, e, no início do ano, o material escolar”, destaca De Losso.

4. Faça o planejamento financeiro

Após a coleta das informações financeiras, organize-as em uma planilha do Excel ou até mesmo em um caderno.

O professor de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Agostinho Varandas, conta que o uso de aplicativos pode facilitar muito o planejamento das finanças, como Money Lover, Minhas Economias, Wallet, entre outros.

“Para quem não tem muito conhecimento, talvez seja mais interessante usar um desses aplicativos porque eles já colocam as principais despesas e só há o trabalho de acrescentar o que planeja gastar”, acrescenta.

5. Atualize a planilha mensalmente

Para não ficar defasado o orçamento, o ideal é que o planejamento seja feito, pelo menos, uma vez por mês. Assim, se surgirem contas fora do planejamento, será possível fazer os ajustes necessários, explica Varandas.

“Então, como acompanhamos o comportamento mensalmente, vamos chegar no final de um período e analisar se o orçamento funcionou ou não, se conseguimos atingir a meta de gastos, conforme o planejamento. Se não conseguir atingir, terei que refazer o orçamento”, ressalta.

6. Faça uma reserva

Após organizar a bagunça, algumas ações podem ser feitas para manter as contas no azul, para além do planejamento.

Os especialistas concordam que é importante também ter uma reserva para imprevistos – caso ocorra a necessidade de uma compra urgente, por exemplo. “É preciso ter uma folga. Pelo menos 20% do que sobra do orçamento deveria ficar reservado para situações de emergência”, aponta Teixeira.

Sobre novos gastos, a não ser que seja uma necessidade extrema, como o caso de quebrar o carro ou queimar a geladeira, De Losso aconselha pagar à vista. Se não tiver dinheiro, compras de bens supérfluos devem ser evitadas.

Ou caso queira comprá-los, como uma TV, o ideal é juntar o dinheiro e pagar no débito com desconto. “Cartão de crédito só se puder pagar em dia”, alerta De Losso.

O professor também explica que renegociar dívidas de TV por assinatura, internet, celular, dentre outras, para não pagar mais caro e envolver os familiares no planejamento, com o auxílio na pesquisa de preços mais vantajosos, também ajuda a manter a saúde financeira.

*Sob supervisão de Ligia Tuon

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja como organizar a vida financeira neste início de ano no site CNN Brasil.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2