O mesmo silêncio também é visto nas contas de políticos bolsonaristas como o deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL), a deputada federal Bia Kicis (PL) e e o eleito deputado federal e ex-ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles (PL).
Outros nomes do bolsonarismo, como os deputados federais Carla Zambelli (PL) e Daniel Silveira (PTB), estão com as contas retidas nas redes por ordem da Justiça.
O respeito e a ordem devem prevalecer em qualquer manifestação.
Vandalismo e depredação não se coadunam com os valores da direita, pelo contrário são práticas da ideologia que nos contrapomos. Sempre pela legalidade e por nossos princípios e valores.— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) January 8, 2023
Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Major Vítor Hugo (PL) se manifestou por volta das 19h30. “Manifestações pacíficas são garantidas pela CF (Constituição Federal). Ações de vandalismo e violência não são”, escreveu no Twitter.
Políticos próximos à figura de Bolsonaro, mas considerados mais moderados, se manifestaram nas redes após as invasões feitas por bolsonaristas terroristas em Brasília.
Repudio toda violência e depredação em Brasília, mas culpar somente o Govermo Ibanês é um erro. Ministro da justiça convocou ontem a Força Nacional para conter a manifestação. Onde estava a força nacional, a PRF , a PF, o exército que ficou dois anos fazendo segurança no Rio ? pic.twitter.com/dz1iUtz7a1
— Ricardo Barros (@RicardoBarrosPP) January 8, 2023
Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 8, 2023
Em um ambiente democrático, as cenas que vemos em Brasília são inadmissíveis. Atitudes como essas mancham a imagem do Brasil e não contribuem em nada para o nosso futuro. Manifestações pacíficas fazem parte da democracia, vandalismo não!
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 8, 2023
Momento gravíssimo que exige equilíbrio e sensatez. Precisamos de muita responsabilidade para enfrentarmos os lamentáveis acontecimentos de hoje. Na democracia, não há espaço para atos de vandalismo e desrespeito às instituições.
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) January 8, 2023
Os atos ocorridos neste domingo em Brasília são inaceitáveis! É preciso uma reação enérgica em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. Temos que oferecer todo apoio aos presidentes das nossas instituições: Presidência da República, Congresso Nacional e STF.
— Fernando Bezerra (@fbezerracoelho) January 8, 2023