Após os episódios de violência e terrorismo ocorridos ontem (08) na capital Brasília, movimentos sociais, populares e sindicais convocaram mobilizações pela defesa da democracia por todo o país, incluindo Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, a manifestação terá concentração na Praça do Rádio a partir das 17 horas e está sendo mobilizada por entidades sindicais, entre elas ADUFMS, SISTA, CUT e FETEMS, movimentos de juventude como a UJS, UJC e RUA, partidos políticos como o PT, PSOL e PCB e outros movimentos, incluindo MST, MNU, FPSJ e Coletivo Enegrecer.
Em Dourados o ato vai ocorrer na Praça Antônio João a partir das 18 horas e foi convocado pelo movimento estudantil e pelo movimento sindical. Entre as entidades confirmadas estão o DCE UFGD, o DCE UEMS, a ADUF Dourados, a ADUEMS e o SINTEF.
Seguindo a ampla manifestação de diversos setores da sociedade contra os atos bolsonaristas, os movimentos sociais e organizações de esquerda se juntam ao coro de defesa ao Estado Democrático de Direito. Os movimentos pedem por uma resposta firme das instituições brasileiras aos organizadores e participantes das ações que deixaram prejuízos imensuráveis e chocaram a todos neste domingo.
Franklin Schmalz, SINTEF.