Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

safra recorde de soja

Mato Grosso do Sul pode ter safra recorde de soja após quebra de produção no ciclo anterior

Aumento de área e clima favorável devem beneficiar produção estimada em 13,3 milhões de toneladas


Mato Grosso do Sul pode colher uma safra recorde e que representa quase o dobro do ciclo anterior, devido ao clima favorável e aumento da área de cultivo. A produção estadual tem capacidade para alcançar 13,3 milhões de toneladas, conforme projeção da (Companhia Nacional de Abastecimento).

A afirmação foi feita pelo titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em entrevista nesta segunda-feira (09).

O levantamento do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e é menos otimista que a Conab e projeta uma safra de 12,7 milhões de toneladas nesta safra 2022/23, alta de 41,7% frente ao ciclo anterior, que foi prejudicado com o clima e registrou quebra de produção.

"Temos uma parceria grande com a Aprosoja por meio do Siga MS e notamos que toda semana vemos uma evolução na safra. Até o momento registramos um ciclo favorável para produzir soja, com uma área recorde de plantio o que nos permite a possibilidade de obter uma safra recorde", afirmou o titular da Semades, Jaime Verruck.

Produtividade recorde

A produtividade da soja em Mato Grosso do Sul pode chegar a 53,44 sacas por hectare, o que seria um recorde na série histórica da Conab, que iniciou em 1977.

O desempenho deste ciclo representa alta de 38,27% em relação à safra anterior, que sofreu com a atividade climática.

A área plantada também deve apresentar resultado positivo na safra 2022/23 com crescimento de 2,5% frente ao ciclo anterior, totalizando 3,842 milhões de hectares. Os dados são do SIGA/MS, ligado à Semadesc.

A expectativa para os próximos três anos é que o cultivo de soja chegue a ocupar 4,5 milhões de hectares.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!