O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 terá um aporte financeiro de R$ 1 milhão em recursos do FIE-MS (Fundo de Investimentos Esportivos do Estado). A informação partiu da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, que fará o lançamento oficial da competição na segunda-feira (16).
Assim, o aporte de recursos do Estado será de exatos R$ 1.014.490. O valor vai ajudar as equipes com despesas ao longo da competição. Dentre os gastos a serem cobertos estão hospedagem e alimentação das equipes, taxa de arbitragem e custo de materiais esportivos.
Solenidade na Nativas Grill, a partir das 19h30 de segunda-feira, apresentará detalhes do torneio. Com o aporte confirmado, o principal apoio vem do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Sul-Mato-Grossense começa em 22 de janeiro e termina em abril
O Campeonato Sul-Mato-Grossense começará em 22 de janeiro e deve ser encerrado em 30 de abril. Dez equipes disputarão a Primeira Divisão, divididas em dois grupos. Assim, no A estão Costa Rica, Operário (atual campeão), Comercial, Chapadão e Coxim. Já o Grupo B conta com o DAC (Dourados), Aquidauanense, Operário Atlético Caarapoense, Novo e Ivinhema.
Na fase classificatória, todos os times se enfrentam dentro do grupo em turno e returno. Os 4 melhores de cada chave vão para as quartas de final, quando estará de volta o "mata-mata". A fórmula se repete nas semifinais e na final, em partidas de ida e volta. Por outro lado, o pior time de cada grupo estará rebaixado.
Campeão e vice do Sul-Mato-Grossense representarão o Estado na Copa do Brasil de 2024; enquanto o campeão estadual terá vaga na Série D do próximo ano.