Mais de mil contribuintes usam ferramenta digital da Prefeitura para apoiar projetos sociais

Mais de mil contribuintes usam ferramenta digital da Prefeitura para apoiar projetos sociais

Esta modalidade de repasse das empresas parceiras, doado por pessoa jurídica aos Fundos, prevê o limite de até 1% do Imposto de Renda Devido apurado pelo lucro real. Uma das formas de doação é pelo site Clique Esperança que incentiva a população a fazer doações para projetos assistenciais que atuam com crianças e adolescentes em Campo Grande. Os cidadãos que efetuarem o gesto de caridade podem solicitar a restituição no IR (Imposto de Renda) praticado por pessoas físicas ou jurídicas.

Durante o encontro com a prefeita Adriane Lopes, no gabinete do Paço, o diretor-presidente da concessionária Themis de Oliveira, destacou a iniciativa que contribui tanto com essas instituições filantrópicas quanto com a cidade. "Esta é mais uma entrega que a Águas Guariroba está fazendo para o município, fortalecendo ainda mais esta parceria com Campo Grande onde amplia a sua ligação com a política social e apoia o desenvolvimento da Capital", comentou. A Concessionária indicou as entidades Cidade dos Meninos e Fundação Manoel de Barros para receber as doações.

Mais de mil contribuintes usam ferramenta digital da Prefeitura para apoiar projetos sociais

A Prefeita ressaltou a importância do trabalho das instituições e reforça que a doação é uma forma onde cada empresa pode colaborar destinando parte do Imposto de Renda a projetos sociais. "Nestes cinco anos de gestão acompanhamos o trabalho de várias Instituições, do terceiro setor, formando bons cidadãos, e Campo Grande conta com quatro unidades de acolhimento que atendem crianças e jovens, além das cinco entidades cofinanciadas que oferecem o serviço, totalizando mais de 100 vagas, o que complementa o atendimento de pessoas em vulnerabilidade", avaliou.

Os recursos, doados ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescente e Fundo Municipal do Idoso são geridos pelos respectivos Conselhos (CMDCA e o CMI).

Fundo Municipal para Infância e Adolescência

As doações são destinadas às instituições regularmente registradas e de programas no CMDCA, que prestam serviços na área da infância e adolescência. Para receber os recursos, as instituições precisam estar habilitadas e terem apresentado projetos de execução. Hoje, o CMDCA tem 67 entidades cadastradas e que podem se habilitar a receber doações de pessoa física e jurídica.

"Neste ano, cerca de 31 projetos de instituições já apresentaram projetos ao Conselho, todos foram aprovados, e neste momento, 51 instituições foram habilitadas e estão em fase de apresentação dos seus projetos que serão financiados com recursos do Fundo, por meio de seleção pública aberta pelo CMDCA", comentou a Conselheira, Astrit Rehbein Siqueira, que faz parte da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho.

Dados da Receita Federal apontam que em 2022, Campo Grande teve 1.055 doadores somando R$ 1,78 milhão destinado aos Fundos.

Fundo Municipal do Idoso

Quem gere os recursos do Fundo Municipal do Idoso é o Conselho Municipal do Idoso, presidido hoje por Maria Abdala, que explica que este ano 10 empresas doaram para o Fundo, o que atendeu cerca de 9 entidades.

De janeiro a setembro, o Fundo acumulou R$ 628.780,2. Além do Fundo, as empresas podem indicar o recurso direto as entidades. Este ano, o Asilo São João Bosco também foi um dos atendidos. Para fazer a doação acesse: https://www.campogrande.ms.gov.br/cmi/