Roberta Barros conta que a relação da família com o país europeu começou bem cedo, quando a Miss ainda era criança. Ela e a mãe iam com frequência para a Alemanha por conta de serviços sociais que faziam. "Criamos o Centro de Atendimento a Meninos e Meninas e a gente ia sempre para a Europa fazer palestras sobre o projeto. A gente ficava na casa das pessoas. Depois de um tempo, uma família convidou a Domitila para passar um tempo na Alemanha", explica.
"Eles se surpreenderam porque ela aprendeu a falar alemão muito rápido. Após isso, eles sempre convidavam a Domitila para passar o mês de férias da escola lá para treinar o alemão. Depois disso, aos 14 anos, foi estudar lá", afirma em entrevista para a revista Quem.
Já adulta e estabelecida no país, Domitila –que adora um desafio, segundo a mãe– deixou para trás as oportunidades que estava tendo no ramo da publicidade para ingressar no programa. "Ela se adapta muito fácil aos lugares. Sempre gostou muito de conhecer outras pessoas e culturas, é uma pessoa que não se acomoda e não para", conta Roberta.