O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) segue em busca da definição de nomes para a disputa da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Sem consenso, parlamentares do partido disputam a 1ª secretaria e presidência.
Em nota, assinada pelo presidente estadual da sigla, Reinaldo Azambuja, e governador do Estado, Eduardo Riedel, o partido defende uma chapa de consenso na disputa pela Mesa Diretora.
Até o momento, a principal indefinição é relacionada à 1ª secretaria. O atual presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), articula assumir o posto para o novo biênio. Entretanto, Jamilson Name (PSDB) garante que disputará a vaga.
"Eu sou candidato e não abro mão para o Paulo Corrêa. Defendo a renovação", declarou anteriormente ao Jornal Midiamax.
Além disso, outra indefinição envolvendo parlamentares do partido é sobre a presidência. O principal nome cotado para assumir o principal cargo da Mesa Diretora é do deputado Gerson Claro (PP), que já definiu a candidatura.
Nesse sentido, Gerson possui o apoio de diversos parlamentares como Coronel David (PL), Pedro Kemp, Lucas de Lima (PDT), Renato Câmara e Amarildo Cruz (PT).
Apesar disso, a deputada Mara Caseiro (PSDB) insiste em se lançar à presidência, com o mote de que foi a mais votada. Zé Teixeira (PSDB) é outro citado, mas não garante participar ainda.
Com isso, na nota divulgada nesta terça-feira (24), Azambuja afirma que o diálogo e busca por equilíbrio entre as forças políticas é uma marca do PSDB.
"Eu e Riedel estamos conversando com os parlamentares, pois sabemos da importância de construirmos uma chapa única", afirmou o ex-governador.
"O que devemos deixar muito claro e transparente é o nosso desejo pela eleição de uma Mesa Diretora com equilíbrio de forças partidárias, e que venha repetir a mesma parceria propositiva, responsável e harmônica evidenciada ao longo dos últimos oito anos", continuou.
Por fim, Azambuja afirmou que Riedel possui o mesmo pensamento.
O diretório estadual do PSDB deve reunir os deputados estaduais eleitos e reeleitos antes da eleição para a Mesa Diretora da Alems. A posse dos parlamentares será na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro.
Anteriormente, Azambuja disse que ainda não há data para o encontro.
Por outro lado, a reportagem apurou que existe a possibilidade da reunião acontecer entre quarta (25) e sábado (28).
Em meio a espera pela definição dos nomes do PSDB, parlamentares do MDB e PT foram definidos para ocuparem a vice-presidência e segunda secretaria da Mesa Diretora.
Renato Câmara (MDB) deverá ser o primeiro vice-presidente.
"Na eleição, pela proporcionalidade da bancada, o MDB vai pleitear a primeira vice-presidência, que ficou com o deputado Renato Câmara", disse o presidente estadual do partido, o deputado eleito Junior Mochi.
Assim, a segunda secretaria deve ser ocupada por Pedro Kemp (PT). "Meu nome está sendo indicado. Está praticamente certo", frisou o parlamentar.