Diagnóstico de Virginia Fonseca acende alerta para risco de cárie não tratada
-
Produtores de The Last of Us revelam que Bill seria interpretado por outro ator
-
Caravana das Drags: novo reality é apresentado por Xuxa e Ikaro Kadoshi
-
Fungo “zumbi” Cordyceps de The Last of Us pode infectar humanos? Ciência explica
“Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM”, disse o doutor em desordem temporomandibular nos stories de Virginia Fonseca.
Entre os principais sintomas da desordem temporomandibular está o desconforto, dores no local e enxaqueca.
No caso da influenciadora digital, o dentista disse que encontrou uma “resina mal feita” no dente, o que alterou o padrão de fechamento da sua boca.
Tratamento da DTM
De acordo com a dentista especializada em clínica geral Maria Luiza Pisaneschi, o principal tratamento para a disfunção temporomandibular é a placa de acrílico.
O aparelho protege a arcada dentária e reduz as dores no local. Em casos mais leves, como o de Virginia, a retirada da cárie causadora da DTM também pode solucionar o problema.
Cuidados para evitar a cárie
A dentista alerta que a principal causa de aparecimento de cáries é uma alimentação “baseada em açúcares e carboidratos unidos a falta de higiene”.
“O PH ácido causado por bactérias, principalmente o Streptococcus mutans, ataca o esmalte dentário, causando a cárie. As bactérias vão se alimentando e aumentando a infecção”, diz a especialista.
Pisaneschi ressalta que as cáries podem ser evitadas, geralmente, de forma simples. O principal modo é sempre “promover uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia”, conclui.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Diagnóstico de Virginia Fonseca acende alerta para risco de cárie não tratada no site CNN Brasil.