Prefeitura promove treinamento com agentes da Guarda Civil Metropolitana
“Anualmente fazemos um estágio para auferir nossas técnicas e renovar alguns conceitos para poder manter sempre a padronização do trabalho. Além da evolução do crime, da prática delituosa, também há a evolução dos aspectos legais dentro da prática jurídica, dentro do estatuto do servidor e também nos procedimentos operacionais com técnicas mais eficazes”, explica Pedroso, Gerente de Pronta Intervenção da GCM, responsável por atender as ocorrências de maior complexidade e prestar apoio as gerências operacionais.
A ação aconteceu no Parque Ayrton Senna, totalizando 80 horas de treinamento. A operação também é para atender todas as equipes operacionais da sete regiões e unidades especializadas como a da Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.
Ainda segundo Pedroso, os agentes que trabalharam na capacitação dos guardas também foram servidores da GCM e possuem o curso de patrulhamento tático motorizado, concluído em São Paulo. “Com certeza essas atribuições melhora a performance técnica difundida juntamente a doutrina do patrulhamento, amplia o conhecimento e melhora a qualidade do atendimento prestado, nivelando as técnicas mais eficientes dentro dos parâmetros legais, previstos em lei”.
Durante os quatro dias de curso, os agentes tiveram acesso a conteúdo de instruções como: comunicação via rádio; postura no patrulhamento; técnica de abordagem; verbalização; técnica de algemamento; busca pessoal e veicular e entrevista ao abordado.
As técnicas foram aplicadas por dez servidores da própria GCM, todos devidamente capacitados em cursos operacionais. Este nivelamento faz parte do calendário de aperfeiçoamento continuado dos servidores da Guarda Civil Metropolitana – GCM.