Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

contra Covid

Nova campanha contra Covid: 79 cidades de MS discutem estratégias para vacinação bivalente

Vacinas bivalentes protegem contra o vírus original


Anvisa aprovou dois tipos de imunizantes no ano passado (Foto: Divulgação/SES)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta quarta-feira (8), às 8h30, um encontro com os 79 municípios de para debater as ações da nova campanha de vacinação contra a covid-19, já que em breve as vacinas Pfizer Bivalente estarão disponíveis.

A reunião acontece com coordenadores de imunização das cidades, em formato de webconferência, para a campanha nacional de vacinação deste ano. O evento é organizado pela Gerência Técnica de Imunização da SES e, conforme a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Goldfinger, a secretaria já vem se mobilizando e fazendo reuniões internas junto aos municípios e às coordenações municipais de imunização para o fomento de estratégias para a oferta da vacina bivalente.

"As reuniões são para que os municípios organizem suas estratégias de vacinação. Nós vamos começar a campanha por pessoas institucionalizadas, tem algumas regiões que têm os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, então eles precisam fazer esse levantamento de população para ver como será a estratégia de cada município", comenta Goldfinger.

As vacinas da Pfizer Bivalente serão enviadas ao Estado em duas remessas e assim que o Ministério da Saúde publicar a nota técnica oficial do PNI (Plano Nacional de Imunização) sobre a vacina bivalente será realizado um novo encontro a fim de alinhar as estratégias com os municípios e caso haja mudança de alguma diretriz.

Vacina bivalente

Dois tipos de imunizantes foram aprovados pela (Agência Nacional de Agência Sanitária) no ano passado. A dose protege contra o vírus original da covid-19, descoberto em Wuhan, na China, além da Ômicron e suas variantes.

Conforme a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações) as vacinas são consideradas mais atualizadas e eficazes, com maior chance de reduzir a probabilidade de quadros graves e morte.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!