Nesta sexta (10) e durante o fim de semana ainda é possível observá-lo com a ajuda de algumas técnicas, como o uso de câmeras de longa exposição, binóculos e telescópios. Na semana passada, o cometa estava muito "baixo" no horizonte. Agora, fica mais alto e próximo de Marte no céu.
Outra opção é participar de algum evento de observação organizado por universidades e laboratórios de astronomia. Confira eventos presenciais e remotos para observação do cometa verde. Lembrando que, se o tempo estiver nublado, os eventos presenciais podem ser cancelados.
SÃO PAULO
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP, na Água Funda, promove observação nesta sexta, com entrada gratuita. É preciso chegar ao local entre 17h e 18h, hora que começa o evento. Haverá equipamentos e monitoria para visitantes. Endereço: avenida Miguel Estefno, 4.200, Água Funda. Quando: nesta sexta (10), a partir das 18h. Chegada entre 17h e 18h, estacionamento no local.
No parque Ibirapuera, haverá evento de observação na Rosa dos Ventos, gratuito, e por ordem de chegada. Endereço: parque Ibirapuera - Portão 8. Avenida República do Líbano, s/n, Ibirapuera. Quando: nesta sexta, entre 19h e 21h.
PARÁ
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, da Universidade do Estado do Pará, realiza nesta sexta mais um dia de observação do cometa em Belém. A entrada é gratuita, e o sucesso da observação está sujeito às condições de visibilidade. Endereço: av. Augusto Montenegro, s/n - Km 03 - Mangueirão, Belém. Quando: nesta sexta (10), a partir das 19h.
ESPÍRITO SANTO
O Gaturamo Observatório Astronômico, da Universidade Federal dos Espírito Santo, realiza nesta sexta mais um dia de observação gratuita do cometa. O evento acontece no observatório, que fica no campus de Goiabeiras, das 19h às 21h.
Endereço: av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória.
Quando: nesta sexta, das 19h às 21h.
SANTA CATARINA
As atividades de observação acontecem até o próximo domingo (12) no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc2, em Criciúma. Com entrada gratuita, os eventos começam sempre às 20h, com uma palestra. Em seguida, é hora de "caçar" o cometa no espaço com o uso dos telescópios no local. Endereço: r. Aristides Bolan, 64 - Mina Brasil, Criciúma. Quando: desta sexta até domingo, às 20h.
ONLINE
Para quem não vai aos eventos presenciais, haverá uma transmissão comentada do Observatório Nacional neste sábado (11), no canal da instituição no YouTube.