Em Washington, Lula e Biden discutiram pautas ambientais, debateram a Guerra da Ucrânia e enfatizaram a defesa da democracia, em repúdio aos ataques golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília e à invasão do Capitólio em janeiro de 2021.
Janja seria recebida na residência oficial do Executivo americano por Jill Biden, esposa do democrata, para um chá. Mas a agenda foi cancelada porque a americana não estava se sentindo bem. Janja então fez um tour pela Casa Branca enquanto os presidentes se reuniam.
A participação de Janja na foto do cumprimento entre Biden e Lula, na qual a brasileira pousa sua mão sobre as dos chefes de Estado, chamou atenção dos tuiteiros. Usuários fizeram montagens com a primeira-dama em outros encontros famosos, como o de Donald Trump e Kim Jong-un em 2019 na Coreia do Norte.
Também foram lembrados os apertos de mãos entre Winston Churchill e Josef Stálin, pouco antes da vitória sobre os nazistas, e o cumprimento entre o Papa Francisco e o ex-ditador cubano Fidel Castro, em 2015. Até o encontro entre personagens do desenho Naruto virou referência.