Entre 1960 e 2004, o Mundial de Clubes reunia apenas os campeões da América do Sul e da Europa. A partir de 2005, esse número foi ampliado para sete equipes, englobando representantes da Ásia, África, América do Norte e Central e Oceania, além do campeão nacional do país-sede.
A partir da edição de 2025, o número de participantes subirá para 32. A Fifa também organizou uma nova redistribuição de vagas:
Caberá as federações definir como essas vagas serão distribuídas entre os times clubes de seus respectivos continentes.
Com o aumento da quantidade de participantes, o regulamento do torneio também irá sofrer alterações.
A partir de 2025, o formato será o mesmo que a Fifa utilizou para as Copas do Mundo entre 1998 e 2022, quando 32 seleções participavam do torneio.
Serão oito grupos compostos por quatro equipes cada, sendo que os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final. A partir das oitavas, o torneio seguirá em um mata-mata simples até a grande final.
A primeira edição será em 2025. Desta forma, o torneio de 2023 ainda terá o mesmo regulamento dos últimos anos. A ideia da Fifa é que o Mundial neste novo formato aconteça a cada quatro anos, ao invés de ser disputado anualmente.
A Fifa ainda não divulgou o local onde será disputado o Mundial de 2025, mas há expectativa para que o torneio seja disputado na América do Norte, como uma preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Este conteúdo foi originalmente publicado em O que sabemos sobre o novo Mundial de Clubes com 32 participantes no site CNN Brasil.