Ponta Porã já com 40 desabrigados deve fechar hoje cálculo total de prejuízos após temporal

Ponta Porã já com 40 desabrigados deve fechar hoje cálculo total de prejuízos após temporal

O Enfoque vem noticiando sobre as chuvas históricas nos últimos dois dias em Ponta Porã, sendo que nossa última matéria mostrou que a População de Ponta Porã dá exemplo e se mobiliza para ajudar famílias afetadas pelas águas dos temporais. Mas, a prefeitura local ainda calcula prejuízos após o mal tempo, contabilizando já, ou a principio, Com 40 desabrigados pelo munícipio na região sul de Mato Grosso do Sul, fronteira Brasil-Paraguai.

Conforme noticiamos, um dia depois de decretar situação de emergência em razão do temporal que atingiu a cidade na última quinta-feira (16), a prefeitura de Ponta Porã, distante a 346 quilômetros de Campo Grande, ainda hoje estima os prejuízos causados pela tempestade, que desabrigou e deixou sem nada, ao menos, 40 famílias. Dados apontam que, em menos de 24 horas, a cidade registrou 236 milímetros de chuva, sendo este, o volume esperado para todo o mês. As chuvas tiveram início ainda na quarta (15), mas se intensificaram no dia seguinte.

O prefeito Pontaporanense, Eduardo Campos, disse que as 40 famílias desabrigadas por conta das chuvas estão alojadas em uma escola do município, e que pode ainda hoje fechar cálculos dos estragos no município. “Entre os desabrigados, alguns perderam tudo que tinham e outros foram retirados das áreas em razão da situação de risco. Os levantamentos que irão indicar o montante do prejuízo financeiro ainda estão sendo feitos e devem ser finalizados ainda neste sábado (18)”, declarou o chefe do executivo municipal.

Campos aponta que a situação das águas melhorou. “Não choveu de ontem para cá e isso é um bom alento, por poderemos seguir nos trabalhos. As famílias desabrigadas já estão sob nossos cuidados em uma escola. Iniciamos os reparos ontem mesmo, várias ruas e pontes interditadas”, acrescentou o prefeito.

Recursos ao Estado e União

O prefeito anunciou a imprensa que depois de publicar o decreto de situação de emergência nesta sexta (17), a prefeitura encaminhou pedido de recursos ao Governo do Estado e Federal. “Agora é seguir reconstruindo a cidade. A população atendeu nosso chamado e está nos ajudando fazendo doações aos que perderam seus bens”, completou Eduardo Campos.

Temporal alagou casas, arrastou carros e destruiu ruas

Veja em nossas matérias anteriores, como ficou algumas partes do município, como no vídeo abaixo.

Ponta Porã decreta "Situação de Emergência" após estragos provocados pela forte chuva

Chuva intensa de mais de 200 mm provoca destruição em Ponta Porã