Vini Jr. chegou a 18 gols em 35 jogos pelo Real Madrid na temporada nesta terça-feira, tendo o Liverpool novamente como vítima. O jogador marcou duas vezes na goleada por 5 a 2, na Inglaterra, pelo jogo de ida das oitavas da Champions. O brasileiro liderou a remontada espanhola com um bonita finalização da esquerda após se livrar de dois marcadores.
"Ele é um jogador de classe mundial e o que está fazendo no campo é uma loucura", disse o técnico do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp, reconhecendo o talento do brasileiro. "Vinícius já é uma lenda do Real Madrid. Estou seguro disso", completou.
Com uma média de 0,51 gol por partida, a tendência é que Vini Jr. termine a atual temporada com números superiores ao da última, quando fez 25 gols em 54 jogos - média de 0,46. O brasileiro também já em mais da metade das assistências feitas em 2022/23 - nove contra 17.
Se antes Vini Jr. era cobrado pelo aproveitamento ruim nas finalizações, hoje o ponta de 22 anos divide a artilharia do Real Madrid na temporada com Benzema. O francês também marcou dois gols diante do Liverpool, mas como esteve afastado por lesão, o brasileiro assumiu o papel de protagonista e se tornou a principal referência no ataque do time espanhol.
"Hoje, na minha opinião, ele é o jogador mais decisivo do futebol mundial", afirmou Carlo Ancelotti em coletiva nesta terça-feira. "Ele não para. Ele dribla, dá passe para gol, marca. Agora ele é o mais decisivo. Espero que ele possa continuar assim", disse o técnico italiano, especulado para a vaga deixada por Tite na seleção brasileira.
Vinícius Junior é o líder de participações em gols do Real Madrid na atual edição da Champions League. Segundo a plataforma Footstats, são seis gols, uma assistência e 16/28 finalizações no alvo ao longo de sete partidas. Em cinco temporadas pelo time da capital espanhola, o brasileiro acumula 55 gols em 205 jogos.
Diante do Liverpool, Vini Jr. conquistou outras importantes marcas individuais. O brasileiro igualou Ronaldo Fenômeno e Adriano Imperador em números de gols na Champions (14) e se tornou o jogador mais jovem (22 anos e 224 dias) desde Johan Cruyff a marcar dois gols contra o Liverpool, em Anfield, em um torneio europeu.