De acordo com o comandante-geral da PM, Cássio Araújo de Freitas, a força deflagra uma operação humanitária para orientar e apoiar os moradores da cidade. Dessa forma, pede que turistas retornem à Grande São Paulo, ao interior do estado ou aos seus estados de origem.
Mais sobre o assunto
Guilherme Amado Sesc cede unidades em São Paulo para receber doações para o litoral
Igor Gadelha O silêncio de Arthur Lira sobre as chuvas em São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para novo temporal no litoral de São Paulo
Guilherme Amado São Paulo é o 4º estado com mais áreas de risco do país
“Se você não tem uma missão específica em São Sebastião, não vá. A PM está implantando vários bloqueios e barreiras na cidade para orientar motoristas e possíveis turistas a retornarem as suas cidades de origem. Sua presença lá gera uma necessidade logística que é difícil a cidade atender neste momento”, explica o coronel.
Vale lembrar que, das 57 vítimas confirmadas até o momento, 56 estavam em São Sebastião. A outra fatalidade aconteceu em Ubatuba, também no Litoral Norte. De acordo com a última atualização da Defesa Civil, 10 mortos seguem sem identificação.
AÇÕES LITORAL SP Mensagem do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. #190PMESP pic.twitter.com/9tNcrSj6D7
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 24, 2023
Ele afirma que pessoas interessadas em ajudar com doação de mantimentos, produtos não perecíveis, cobertores ou água, devem procurar qualquer quartel da Polícia Militar no estado de São Paulo. “Estamos trazendo esse material para cá, de maneira organizada, para que chegue às mãos de quem necessita”, explica Cássio.
4 mil fora de casa
A Defesa Civil aponta que há 2.251 pessoas desalojadas e outras 1.815 desabrigadas devido à tragédia, totalizando mais de 4 mil indivíduos sem moradia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta sexta que pretende pagar hotéis na região de São Sebastião para abrigar os moradores que não têm onde viver, enquanto o governo constrói moradias populares.
O governador, nesta sexta-feira, assinou decreto para desapropriar área de 10,6 mil m² na Barra do Sahy, na costa sul de São Sebastião. O objetivo é a construção de moradias para as famílias que perderam suas casas. A medida que declara o terreno particular de utilidade pública será publicada na edição de sábado (25/2) do Diário Oficial do estado.
The post PM fará bloqueios para impedir acesso a São Sebastião (SP) first appeared on Metrópoles.