Receita Federal anuncia novas regras do IR 2023 nesta segunda-feira
A entrevista coletiva será realizada presencialmente no auditório do Ministério da Fazenda e transmitida pelo YouTube
Receita Federal anunciará nesta segunda-feira (27), às 9h (de MS), no auditório do Ministério da Fazenda, as novas regras do Imposto de Renda 2023.
A coletiva será iniciada pelo subsecretário de arrecadação, cadastros e atendimento, auditor-fiscal Mário Dehon e pelo subsecretário de Gestão Corporativa, auditor-fiscal Juliano Neves e conduzida pelo auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2023.
Data de abertura do programa
O programa vai ser liberado no mesmo dia da abertura do prazo de entrega do imposto de renda, dia 15 de março.
Aqueles que não estiverem presencialmente poderão assistir clicando aqui.
Veja os prazos para sua declaração do IR 2023
O calendário será aberto mais tarde do que em anos anteriores. Em 2022, o começo foi no dia 7 de março.
A Receita justificou o atraso por uma questão técnica. Segundo a Receita, a nova data garantirá que os contribuintes já tenham acesso à declaração pré-preenchida no início do período de entrega das declarações. Essa versão agiliza o preenchimento e evita possíveis erros.
O prazo final para entrega das declarações será 31 de maio. Os detalhes das regras para declaração do Imposto de Renda em 2023 devem ser divulgados pelo governo no dia 27 de fevereiro.
Isenção maior, mas nada muda na declaração de 2023
Quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.640 a partir de maio) não pagará Imposto de Renda. Isso vale a partir de maio, e o contribuinte já não terá descontos no seu contracheque.
Mas nada muda para a declaração de Imposto de Renda deste ano. A tabela continua sendo a atual. Tem de pagar imposto quem ganhou a partir de R$ 1.903,98 por mês em 2022.