O fênomeno é visto de um ângulo não convencional, justamente pelo local privilegiado onde ele está. Em vez de ser vista de baixo, o astronauta avistou a auora boreal de cima, a 450 quilômetros acima da Terra.
Aurora borealfoto-pessoa-observa-aurora-boreal-azulada-islandiafoto-aurora-boreal-azul-claro-finlândiafoto-aurora-boreal-azulfoto-2-aurora-boreal-verde-islândiafoto-1-aurora-boreal-verde-islândiaTromso, Noruega. Aurora BorealLapônia, Finlândia. Aurora BorealAurora boreal em Reykjavikaurora2Reykjavik, Islândia. Aurora borealaurora-boreal-lagoa-jokulsarlon-islandiaaurora6aurora4aurora5aurora3aurora20De acordo com especialistas, auroras boreais são formadas pela interação dos ventos solares, das partículas na atmosfera da Terra e o campo magnético. Mas, o evento registrado por Josh Cassada, foi bem diferente.
O campo magnético terrestre normalmente canaliza as partículas carregadas pelos ventos solares, em direção aos pólos do planeta. Neste evento ocorreu um “buraco” – ou coroa – na atmosfera do Sol, que intensificou o fluxo de partículas solares emitidos por nossa estrela.
Os ventos solares que chegaram à Terra nos dias 26 e 27, elevaram a força das auroras, que puderam ser vistas da Ilha da Grã-Bretanha e até mesmo no Sul da Califórnia.
Josh Cassada chegou à ISS em outubro de 2022, na missão Crew-5, junto com outros três tripulantes, Nicole Mann, da NASA, o astronauta japonês Koichi Wakata e a cosmonauta Anna Kikina.
Eles devem permanecer em órbita na ISS até a próxima semana.
Absolutely unreal. pic.twitter.com/pah5PSC0bl
— Josh Cassada (@astro_josh) February 28, 2023
The post Astronauta faz clique impressionante de aurora boreal vista do espaço first appeared on Metrópoles.