Dengue: Moradores de cidade paraguaia são multados e recebem placa de "porco" por terem terrenos sujos

Dengue: Moradores de cidade paraguaia são multados e recebem placa de

Moradores da cidade de Pilar, no Paraguai, estão sendo multados e recebendo uma placa de atestado de “porco” pela administração municipal. A ação ocorre no âmbito da campanha de combate à dengue denominada “Não seja porco, limpe o seu pátio”.

O Paraguai vive surto de dengue, inclusive Pedro Juan Caballero, vizinha a Mato Grosso do Sul. Com o crescente aumento de casos nas últimas semanas, inúmeras ações estão sendo desenvolvidas para iliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Portaria da cidade de Pilar estabelece que é função municipal em matéria de higiene pública preservar a saúde da população para o bem-estar dos habitantes. Com isso está sendo exigido a limpeza de terrenos baldios, eliminando, inclusive, as gramas ervas daninhas e qualquer elemento que possa servir de criadoudo do mosquito.

Os proprietários de terrenos sujos são notificados para fazerem a limpeza em três dias e, se não for cumprido, o caso é encaminhado ao juízo para que seja aplicada multa de 10 salários mínimos. Em reincidência, o valor sobe para 20 salários.

A secretária de Meio Ambiente do município, Lúcia Gonzáles, disse ao jornal paraguaio ABC Color que, depois de notificar o proprietário três vezes, a placa “multado por ser porco” é colocada no terreno, com a numeração da portaria municipal. Até agora já são seis os “porcos” da cidade.