Anvisa suspende autorização de uso de medicamento contra Covid
“A Anvisa vem acompanhando a eficácia dos medicamentos aprovados contra as novas variantes do SARS-CoV-2 e, de acordo com os dados apresentados pela empresa, o medicamento Evusheld demonstrou queda significativa na atividade contra as variantes de preocupação do novo coronavírus em circulação no país”, justificou a agência em nota.
Mais sobre o assunto
Saúde Saúde Pessoas que tiveram Covid têm risco aumentado para sintoma cardíaco
Brasil CPI da Covid: investigações contra Bolsonaro são arquivadas pelo STF
Saúde Pesquisa da USP analisa “superidosos” resistentes à Covid
Atualmente, a variante Ômicron e suas subvariantes predominam no Brasil, com prevalência de 77% para a BQ.1 e de 15% para a BA.5.
“Após a avaliação dos dados, a diretoria colegiada da agência decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento, até que sejam apresentados dados que comprovem sua eficácia contra as variantes do SARS-CoV-2 em circulação no país”, destacou a Anvisa.
Caso existam lotes do medicamento em território brasileiro, a empresa detentora da autorização deve comunicar aos profissionais de saúde dados sobre a ineficácia do produto contra as variantes em circulação do SARS-Cov-2, para que somente façam uso do remédio quando o paciente tiver sido infectado por alguma variante do SARS-CoV-2 suscetível a ele.
The post Anvisa suspende autorização de uso de medicamento contra Covid first appeared on Metrópoles.