Homenagem a todas as mulheres pelo seu dia
A jornalista e advogada Adiles do Amaral Torres nasceu em Dourados (MS), no dia 29 de dezembro de 1933. Filha de Vlademiro Muller do Amaral e de Theodolinda Ugolini do Amaral.
Cursou o Ginásio na Escola Nossa Senhora de Auxiliadora, em Campo Grande, e formou-se em Direito pela Socigran (atual Unigran), turma de 1980.
Casou-se com o advogado e jornalista Weimar Gonçalves Torres, fundador do jornal O PROGRESSO, em dezembro de 1951, quando tinha recém completado 17 anos de idade. Conheceu Weimar durante uma missa na Igreja Matriz de Dourados.
O casal teve três filhos: June, Blanche e Weimar Júnior (in memoriam).
No dia 14 de setembro de 1969, Weimar Torres, que exercia o cargo de deputado federal, morreu em acidente aéreo em Londrina (PR).
Com a morte de seu esposo, o jornal passou a ser dirigido pelo seu pai, Vlademiro Muller do Amaral.
O seu pai, Vlademiro, faleceu no dia 1º de dezembro de 1985, aos 89 anos de idade e, consequentemente, Adiles assumiu a direção do O Progresso.
Durante a árdua missão de administrar O PROGRESSO, a diretora sempre contou com o apoio e dedicação de suas filhas June e Blanche e, também, de seu esposo, o advogado Carlos Alberto Farnesi, com quem é casada desde 1985.
Homenagens
Ao longo das últimas décadas, Adiles do Amaral Torres tem recebido inúmeras homenagens por parte de entidades representativas da sociedade, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Dourados.
Em 12 de novembro de 1999, recebeu do Ministério da Educação, através da Academia Municipalista de Letras do Brasil, o diploma “Ordem do Mérito Cívico Cultural Intelectual”, no grau de comendadora.
Da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, recebeu a “Medalha da Vitória”, em 19 de abril de 1999.
Do Comando Militar do Oeste, 9ª Divisão do Oeste, recebeu o diploma “Colaborador e Mérito do Exército”, no dia 25 de agosto de 1998.
No dia 25 de setembro de 2003, recebeu da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a “Comenda do Mérito Legislativo”.
No dia 1º de outubro de 2007, recebeu a “Comenda do Mérito Judiciário do Trababalho”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.
No dia 29 de fevereiro de 2009, recebeu o prêmio “Amiga do Advogado”, instituído pela OAB/MS.
No dia 8 de março de 2008, recebeu da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.
Em outubro de 2018, foi homenageada pela Academia Douradense de Letras, durante um Sarau Lítero-Cultural.