"Agems Perto de Você" chega aos municípios para ouvir consumidores e fortalecer parceria com prefeituras
Gizele Oliveira
Mais próxima dos municípios, ainda mais acessível aos usuários. Assim é o projeto que está levando a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) para as cidades de Mato Grosso do Sul, iniciado de forma piloto em Rio Negro.
A iniciativa inédita chamada “Agems Perto de Você” pretende apresentar o trabalho da Agência, conhecer a estrutura de Ouvidoria disponibilizada para os cidadãos e ouvir in loco demandas de usuários nos postos de atendimento das prestadoras de serviço.
Em Rio Negro, a ouvidora Cristiane Leite e a analista de Regulação Nauristela Damasceno promoveram encontro com o secretário de Planejamento e Turismo, Anderson Gonçalves, e a ouvidora Samara Cristina Silva.
Além da atuação que a Agems já tem em serviços tradicionais como o abastecimento de água e esgoto, energia elétrica e transporte de passageiros, chamaram a atenção a importância do convênio de regulação na área de resíduos sólidos. Nesse segmento do saneamento básico, a Agência tem oferecido suporte às prefeituras para a gestão dos resíduos e a criação de um canal de comunicação com os usuários.
“Queremos estabelecer com o Município um relacionamento importante, trocar informações, orientar, e juntos fazer com que os serviços públicos sejam melhores”, afirmou Cristiane.
O secretário Anderson disse que as informações recebidas mostram que a Agems representa um meio pelo qual a cidade pode melhorar o serviço público e dedicar ao cidadão um atendimento condizente com os impostos que ele paga. “Ficamos gratos em saber que tem agora um veículo pelo qual se pode fiscalizar e melhorar esse atendimento”, elogiou.
Empresas – A 150 quilômetros de Campo Grande e com cerca de 5 mil habitantes, Rio Negro é atendida pela Sanesul (abastecimento de água e esgoto), Energisa (distribuição de energia elétrica) e por uma empresa e um operador autônomo de transporte intermunicipal. O “Agems Perto de Você” foi verificar como estão os pontos de atendimento e de embarque desses prestadores.
Saneamento – Uma grande obra de saneamento está levando água para o bairro São Francisco, onde foram executados 4 mil metros de rede e 110 ligações. Além da Ouvidoria, equipe da Diretoria de Saneamento Básico foi à cidade para fiscalizar as operações e conferir as condições do escritório de atendimento da empresa.
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Energia – No posto da Energisa, foi feita uma pesquisa de satisfação por amostragem, com os consumidores que estavam no local no momento da visita. O funcionário público Edson Reduk foi retirar a fatura de energia elétrica e considerou “de suma importância a presença da equipe”. “A gente mesmo não conhecia esse trabalho da nova Agems. Essa divulgação é muito importante”, avaliou.
Transporte
A loja de venda de passagem intermunicipal e ponto de embarque/desembarque para o ônibus da Cruzeiro do Sul também recebeu visita da Agência Reguladora.
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Todos esses locais que atendem diretamente ao usuário, agora contam com um totem informativo da Ouvidoria da Agems, em que o usuário aponta a câmera do celular para um QR Code e automaticamente é direcionado a todos os canais para registrar reclamação, pedir informação, fazer sugestões ou denúncias.
“Somos parceiros das prefeituras e dos cidadãos. Todos queremos serviços públicos cada vez mais modernos, mais seguros e que atenda ao real interesse do sul-mato-grossense”, reforça o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.