Criança é diagnosticada com a Varíola dos Macacos em Campo Grande
Mato Grosso do Sul tem 26 casos ativos de Varíola dos Macacos, segundo informou nesta quarta-feira (05) a Secretaria do Estado de Saúde (SES), através do boletim epidemiológico. Destes, 13 são de residentes em Campo Grande, sendo ainda que uma criança está entre os portadores da doença.
Também chamada de Monkeypox, jã são 130 casos confirmados em todo o Estado, além de outros 27 suspeitos. na Capital, foram 95 exames positivos até agora.
A criança, bem como todos os demais pacientes, estão em isolamento domiciliar aguardando pela recuperação. Segundo os especialistas, o próprio organismo humano faz a cura do vírus e a sicratização das feridas.
Aidna segundo os dados do boletim, os homens são a maioria dos casos em MS, com 87,3%. O perfil registra ainda pessoas entre 20 e 39 anos. Crianças de zero a 9 anos representam apenas 3,7% dos casos confirmados e 9% na faixa de 10 a 19 anos.
Em 90% dos casos confirmados no Estado, os pacientes tiveram erupções cutâneas na pele, sendo o sintoma mais frequente. Além disso, a maioria das infecções (52,7%) aconteceu, provavelmente, por contato sexual e 31% disseram não saber como contraíram a doença.
Cerca de 33% disseram que mantiveram relação íntima com desconhecido ou parceiro casual e 17,8% relataram que tiveram contato com possível caso suspeito da varíola.
O primeiro caso confirmado da doença no Brasil foi em 8 de junho. Em Mato Grosso do Sul, a confirmação do primeiro infectado foi mais de um mês depois, no dia 15 de julho, em Campo Grande.