Representantes do Governo Federal e do Estado de Mato Grosso do Sul, liderados pela Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e pelo governador Eduardo Riedel, se reuniram neste sábado 18 de março, para discutir soluções para os conflitos fundiários envolvendo povos originários no estado.
A solução em discussão passa pela aquisição de terras tituladas, e o Ministério do Planejamento e Orçamento já sinalizou a intenção de destinar recursos financeiros para este fim. O diálogo busca também solucionar a insegurança jurídica em torno da propriedade das terras.
Riedel afirmou que o governo estadual não irá tolerar confrontos por terras e que a polícia agirá para evitar conflitos. Participantes da reunião destacaram a importância do diálogo e da colaboração entre os governos federal e estadual, bem como a sinergia entre todas as partes envolvidas.
A ministra Sônia Guajajara assumiu o compromisso de trabalhar em conjunto para avançar na demarcação de terras indígenas no Brasil e em Mato Grosso do Sul. “Estamos dispostos a retomar espaço de diálogo para que a gente possa avançar na demarcação de terras indígenas no Brasil e em Mato Grosso do Sul e, para isso, é importante estabelecer esse diálogo com o Governo do Estado, com a instância representativa dos produtores para que a gente possa encontrar uma alternativa comum”, disse.
A reunião foi considerada produtiva e histórica pelos participantes, que destacaram a importância da colaboração para encontrar soluções para os conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul.