O dia escolhido para falar, em todo o planeta, sobre a síndrome de Down não poderia ser outro: o dia 21 do mês 3. A data formalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos, inclusão e sobre a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.
Em Campo Grande, o dia será marcado por uma caminhada na próxima terça-feira (21). “Será um momento de descontração e conscientização sobre a importância de convivermos com as diferenças e lutarmos contra o preconceito, na perspectiva de um Mato Grosso do Sul "onde ninguém fica para trás'”, informou a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD).
A caminhada terá saída às 8h da Praça Ary Coelho, seguindo pela Rua 14 de Julho, virando à direita na rua Cândido Mariano e novamente à direita na 13 de maio, finalizando na praça Ary Coelho.
Síndrome de Down
A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21. Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos.