Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Banco

UBS e Credit Suisse estão em negociações de emergência; veja os principais acontecimentos


 

 

O que está acontecendo

Relembre a crise

O Credit Suisse, que está entre os 30 bancos mais importantes do sistema financeiro global, está há anos na corda bamba após uma série de escândalos, grandes perdas e erros estratégicos.

Suas ações caíram 75% nos últimos 12 meses. Mas a crise de confiança aumentou rapidamente este mês.

A falência do Silicon Valley Bank (SVB) na semana passada, a maior de um credor dos EUA desde a crise financeira global de 2008, levou os investidores a fugir de outros players considerados fracos.

Então o Credit Suisse soltou outra bomba. Publicando seu relatório anual na terça-feira, o banco de 167 anos reconheceu “fraqueza material” em seus relatórios financeiros, acrescentando que não conseguiu identificar adequadamente os riscos potenciais para suas demonstrações financeiras.

No dia seguinte, seu maior acionista – o Saudi National Bank – deixou claro que não injetaria mais dinheiro no banco, depois de gastar US$ 1,5 bilhão no ano passado por uma participação de quase 10%. Isso assustou os investidores.

Em uma nota na quinta-feira, os analistas bancários do JPMorgan escreveram que uma aquisição pelo UBS era o desfecho mais provável.

O UBS provavelmente separaria os negócios suíços do Credit Suisse, já que a participação de mercado combinada representaria cerca de 30% do mercado bancário doméstico da Suíça e significaria “muito risco de concentração e controle de participação de mercado”, acrescentaram.

Este conteúdo foi originalmente publicado em UBS e Credit Suisse estão em negociações de emergência; veja os principais acontecimentos no site CNN Brasil.

Economia Banco Bancos Credit Suisse Mercado Financeiro Suíça UBS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!