Ex-delegado geral de Polícia Civil morre durante caminhada em Campo Grande

O ex-delegado geral Milton Watanabe Tocikazu faleceu nesta sexta-feira, 24 de março, enquanto caminhava no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Ele havia tomado café da manhã com a família antes de sair para a atividade física. Segundo informações do delegado Wellington de Oliveira, que esteve no local, o ex-delegado começou a passar mal durante a caminhada e teve uma parada cardíaca, vindo a óbito no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao parque, Milton já estava sem vida. Poucas pessoas estavam no local no momento da ocorrência e a perícia da Polícia Civil foi acionada. Diversos delegados de diferentes departamentos também estiveram presentes no parque, prestando suas homenagens.

O atual delegado geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel, lamentou a morte de Milton e destacou suas qualidades como profissional e pessoa. Ele relatou que o ex-delegado era uma referência em tiro, gostava muito de armas e era acolhedor com os novatos. “Um baita cara. Um cara que atirava, acertava uma formiga, de longe ainda“, definiu.

Gurgel revelou ainda que estava preparando uma capacitação para a troca de armamento da polícia e tinha a intenção de chamar Milton para participar.

“Tínhamos na cabeça de chamar ele, de ele estar presente. É uma forma de valorizar o colega pela característica dele”, disse o delegado. A morte de Milton Watanabe Tocikazu é uma grande perda para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e para a sociedade em geral.

Carreira

Milton Watanabe foi delegado geral de 1999 a 2004, além de ter ocupado o cargo de Superintendente de Segurança Pública.

delegado geral

Ele também atuou no Departamento de Polícia Técnica nos anos de 1987 e 1988. Entre os anos de 1989 e 1990, ele assumiu a Disciplina da Academia de Polícia do Estado. Watanabe se aposentou da Polícia Civil no ano de 2008.

Milton era atleta de tiro e representou Mato Grosso do Sul em competições nacionais, nas categorias de veterano. Em 2018, o delegado aposentado foi campeão da primeira etapa de Campeonato Brasileiro de Tiro Prático.

Em nota publicada na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Civil lamentou a morte do delegado. “Que sua memória seja perpetuada na história como um homem de serviço, um grande líder, dedicado a lutar pela verdade, justiça e pela Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.