Administração municipal incentiva e orienta agricultores familiares que comercializam produção em Camapuã
Pode parecer exagero, mas, nesses tempos em que os países de todo o mundo, de todos os matizes ideológicos, dependem economicamente dos resultados das exportações, é normal que em nações como a brasileira, onde os alimentos produzidos pelos médios e grandes produtores se destinam quase que na totalidade ao mercado consumidor internacional, os pequenos produtores e os agricultores familiares se tornem os principais provedores da mesa da população.
Tanto é verdade que a agricultura familiar é responsável por 70% do feijão nacional, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e metade da banana produzida no Brasil e esses alimentos ficam quase que 100% disponível às famílias brasileiras.
Embora a grandeza desses dados, é comum em algumas regiões do país o pequeno agricultor ser esquecido pelas autoridades e enfrentar toda sorte de dificuldade para fazer a terra produzir alimentos para a mesa dos brasileiros.
Em Camapuã, felizmente, a filosofia da administração municipal é estar sempre ao lado do homem do campo, dando-lhe o valor que merece e contribuindo para que possam produzir sempre mais alimentos de qualidade e procedência reconhecidas.
Por isso, por meio da Secretaria de Agronegócio, técnicos da municipalidade têm realizado visitas in loco e orientado os produtores que têm intenção de comercializar seus produtos no mercado local e em municípios da região.
É o caso da propriedade Sabor da Terra, onde Carla Simone produz doces há três anos e agora quer ampliar sua produção.
A equipe da Secretaria de Agronegócio foi até a propriedade para realizar a vistoria da área onde será construída uma fábrica de laticínio. Objetivo da construção é fomentar a produção de queijos que, por sua vez, serão usados na produção de doces.
A equipe da Secretaria também tem orientado a proprietária sobre como proceder para conseguir o selo de inspeção, o SIM COINTA.
A partir desta certificação os produtos produzidos na propriedade poderão ser comercializados em 14 municípios localizados na Região Norte do Estado e que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios da Bacia do Rio Taquari (Cointa*).
A Secretaria Municipal de Agronegócio está aberta para auxiliar e orientar produtores camapuanenses que queiram produzir ou comercializar sua produção. Para receber todo e orientação técnica basta procurar a unidade que está localizada na rua Cuiabá, 203, no centro de Camapuã, informa a Prefeitura.
* Além de Camapuã, integra o Cointa os seguintes municípios: Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, Rio Negro, Corguinho e Rochedo.