PMNAS

Morador de MS com dislexia consegue na Justiça direito de fazer prova de CNH com leitor

Defensor aponta que pessoa com dislexia está apta para dirigir

Por Midia NAS em 29/03/2023 às 08:25:27
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução, Agência Brasil)

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução, Agência Brasil)

A Defensoria Pública de garantiu o direito de morador com dislexia de fazer a prova teórica para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com um . Conforme assessoria, o caso aconteceu em .

De acordo com o defensor Haroldo Hermenegildo Ribeiro, titular da comarca, o assistido tem dislexia e apresenta nível elevado de dificuldade na leitura, e até mesmo as avaliações no período escolar eram realizadas de forma oral.

O defensor público questionou o fato da disponibilização de um leitor ter sido negado para a realização da prova, por parte do Detran. "Havendo comprovação de deficiência auditiva, dislexia e TDAH no exame de aptidão física e mental, será concedido ao candidato o dobro do tempo previsto para a realização do exame escrito e a possibilidade de utilização de software específico" detalhou o defensor.

Além disso, o defensor pontuou que pessoas com dislexia estão aptas para dirigir. "A Lei garante acesso às pessoas com necessidades especiais, inclusive, a pessoa com dislexia é capaz de reconhecer sinais de trânsito, atitude qual lhe possibilita submeter-se aos exames obrigatórios à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação", afirma.

Diante disso, o pedido foi deferido pela Justiça, que determinou ao Detran providenciar um leitor adequado para que o assistido realize a prova.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2