Febraban dá dicas aos foliões sobre uso do cartão com segurança no Carnaval
Com a chegada do Carnaval, os blocos já tomam as ruas em de Campo Grande, conforme programação da Secretaria de Cultura da cidade.
Com a chegada do Carnaval, os blocos já tomam as ruas em de Campo Grande, conforme programação da Secretaria de Cultura da cidade. No entanto, enquanto foliões se preparam para a festa, criminosos também aproveitam a oportunidade para aplicar golpes financeiros e realizar furtos de celulares. Diante desse cenário, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforça sua campanha de conscientização para que os consumidores fiquem atentos e evitem prejuízos durante a folia.
Golpes com cartões
Entre os principais golpes aplicados durante o Carnaval está a troca de cartões por vendedores mal-intencionados. Os criminosos observam a senha digitada pelo cliente e, ao devolver o cartão, entregam outro semelhante, ficando com o original e os dados necessários para realizar compras indevidas.
Para evitar esse tipo de golpe, a Febraban recomenda que os foliões sempre confiram se o cartão devolvido é realmente o seu, certifiquem-se de que o visor da maquininha não esteja danificado e insiram o cartão pessoalmente na máquina. Além disso, o campo de senha deve exibir apenas asteriscos, garantindo a segurança dos dados.
Outra recomendação importante é revisar os limites de transferência via Pix antes de sair para a festa. No aplicativo do banco, é possível definir valores máximos para transações, reduzindo riscos em caso de tentativas de fraude. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, reforça a importância desse controle: "Todo usuário pode configurar, no app do seu banco, o limite de transferência via Pix. A medida é essencial para auxiliar na gestão e controle das transações."
Pagamentos por aproximação
Para aumentar a segurança, a Febraban sugere que os clientes desabilitem temporariamente a função de pagamento por aproximação nos cartões de crédito e débito. Caso o usuário prefira manter essa funcionalidade ativa, a recomendação é cadastrar os cartões apenas no aplicativo wallet do smartphone, utilizando a autenticação biométrica ou senha do celular para realizar os pagamentos.
Outra dica importante é sempre solicitar o comprovante impresso da transação ou verificar a confirmação da compra via SMS ou notificação do aplicativo do banco. Esse cuidado evita cobranças indevidas e permite o acompanhamento em tempo real das movimentações financeiras.
Cuidado com celulares
O celular é um dos principais alvos de criminosos durante eventos com grande aglomeração. Quando roubados enquanto estão desbloqueados, os aparelhos podem ser explorados pelos criminosos para acessar aplicativos bancários e informações pessoais.
Para minimizar riscos, a Febraban recomenda que foliões evitem guardar o celular solto nos bolsos e ativem ferramentas de segurança oferecidas pelos próprios bancos. Além disso, manter senhas de acesso protegidas e não armazená-las em aplicativos ou anotações no próprio aparelho são precauções essenciais.
A federação ressalta que os aplicativos bancários possuem tecnologia de ponta para garantir a segurança dos clientes, exigindo autenticação em várias etapas. "Não há registro de violação da segurança dos aplicativos bancários, que contam com o que há de mais moderno em proteção digital", destaca Faria.
Com atenção redobrada e medidas preventivas, os foliões podem aproveitar o Carnaval com segurança, evitando transtornos e garantindo que a festa continue apenas com boas lembranças.