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Segundo a ANTT, a ideia do Free Flow é dar mais agilidade e fluidez ao fluxo na rodovia, já que o motorista não precisará mais passar pelas barreiras físicas do pedágio.
Além da melhora do trânsito, o sistema pode reduzir custos e trazer benefícios econômicos. “É uma operação mais barata, mas não estamos fazendo isso em busca de benefício econômico”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
O executivo explica que os valores poupados geram um crédito a favor do poder concedente, que pode ser redirecionado para novas obras ou reduções de tarifas, por exemplo.
Como funciona
O sistema dispensa a estrutura das praças de pedágio como são atualmente e irá funcionar por meio de sensores e câmeras em três pontos da Rio-Santos, sendo o primeiro em Mangaratiba (km 477), o segundo em Itaguaí (km 414) e o terceiro em Paraty (km 538).
Nesta nova forma de pedágio, o pagamento ocorre pela leitura de uma TAG (etiqueta eletrônica), de empresas como SemParar e ConectCar, e será cobrado direto na fatura do cliente. O motorista com a TAG pode ter desconto progressivo nos preços do pedágio que variam entre 5% e 70% do valor.
Caso o carro não possua uma TAG, a cobrança é feita por meio da leitura da placa do veículo. Após a passagem pelo pedágio, o valor fica disponível para pagamento no site da concessionária, no aplicativo da CCR – CCR RioSP ou via WhatsApp. A tarifa deverá ser paga em até 15 dias corridos.
O motorista que não efetuar o pagamento nesse prazo está sujeito a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira, além de multa e encargos moratórios pelo atraso.
Valores
A taxa para carros de passeio será de R$ 4,10 e começou a valer a partir da 0h desta sexta-feira. Já para os veículos comerciais, o valor é multiplicado pelo número de eixos.
Nos finais de semana e feriados nacionais, o valor cobrado será de R$ 6,80, entre 18h de sexta-feira e 6h de segunda-feira.
Expansão do sistema
No leilão do trecho norte do Rodoanel, que aconteceu no início do mês, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a intenção é estender para todo o estado o modelo do pedágio Free Flow.
“Já podemos dizer que agora temos um cronograma para a conclusão do Rodoanel Norte, que até o segundo semestre de 2026 deve estar pronto e funcionando”, disse o governador.
“E ele vem com novidade: o "free flow" e o pagamento por quilômetro rodado. É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos substituir todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo.”
Questões ambientais contribuíram para a escolha da BR-101 para estrear o Free Flow. “Queremos evitar uma intervenção em uma região que já é frágil ambientalmente”, diz Eduardo Camargo, da CCR, lembrando dos efeitos das fortes chuvas na rodovia.
Os planos da CCR para a Via Dutra também foram levados em consideração. “A meta é utilizar a Rio-Santos de teste para depois implementar em uma região mais caótica”, afirma.
*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes. Com informações de Estadão Conteúdo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeiro pedágio com cobrança automática do país começa a operar nesta sexta-feira; veja como funciona no site CNN Brasil.