O Santos entra na disputa atrás de um título inédito para a sua sala de troféus. O time paulista está no Grupo E da competição e, além do Blooming, da Bolívia, terá também como adversários o Audax Italiano, do Chile, e o Newell's Old Boys, da Argentina. Pelo regulamento do torneio, o primeiro colocado de cada chave se garante para as oitavas de final e o segundo faz um mata-mata com o terceiro colocado das chaves da Libertadores. Além da Sul-Americana, Odair prepara a equipe também para a estreia no Campeonato Brasileiro, que vai ter início no dia 15 de abril, e a Copa do Brasil.
Para a partida com os bolivianos, Odair aposta na força do conjunto da equipe e a ideia é mandar a campo a base titular testada no jogo-treino mais recente, realizado na sexta-feira, quando venceu o Primavera por 2 a 0 no CT Rei Pelé.
Sem dois de seus jogadores mais experientes à disposição - Soteldo está em fase final de recuperação de uma cirurgia no ombro e Maicon vem em fase de transição para o campo após tratar de uma lesão na coxa -, Odair montou sua estratégia com o entrosamento adquirido nos treinamentos.
Na defesa, Messias deve formar a zaga com Eduardo Bauermann, enquanto as laterais serão ocupadas por João Lucas, na direita, e Felipe Jonatan pelo outro lado. Ele conta com a experiência do goleiro João Paulo para orientar o sistema defensivo nos momentos de pressão por parte dos donos da casa. "Os jogos sul-americanos têm essa característica e a experiência é muito importante nesses momentos", afirmou o treinador.
No meio-campo, Ivonei tem grande chance de ganhar uma vaga já que Rodrigo Fernández cumpre suspensão. Assim, ele vai dividir com Camacho e Dodi a missão de diminuir os espaços no meio-campo. Já Lucas Lima vai atuar com mais liberdade para encostar nos atacantes Marcos Leonardo e Lucas Barbosa.
"Tivemos um longo período de treinamentos para entender o que o Odair quer e o estilo de jogo que vamos utilizar. Agora é entrar em campo e tentar colocar em prática o que fizemos aqui no CT do clube", afirmou Ivonei.
Do outro lado, o Blooming encara a Copa Sul-Americana como uma chance de se redimir da campanha ruim que vem realizando no campeonato local. Os comandados do técnico Carlos Bustos ocupam a vice-lanterna do Boliviano com apenas dois pontos.
De olho no confronto com os brasileiros, o Blooming vai ter o reforço do zagueiro Lacerda e do meia Figuera, contratados especialmente para a disputa da Copa Sul-
Americana. O técnico Carlos Bustos quer o time com uma postura ofensiva desde o início do duelo e aposta na presença dos torcedores para ter um fator positivo diante do Santos e tentar abrir a competição com uma vitória em casa.