Desmatamento no Cerrado no 1º trimestre de 2023 é o pior já registrado
No Cerrado, 1.357,38 quilômetros quadrados foram desmatados entre janeiro e março deste ano. A área é a maior já registrada no período desde 2019, quando a série histórica teve início. Somente em março, 357,68 quilômetros foram desmatados.
Já na Amazônia, 844,7 quilômetros quadrados foram destruídos, o pior desde 2016. Em março, o registro foi de 356,14 quilômetros quadrados.
Mais sobre o assunto
Meio Ambiente Meio Ambiente Google Earth mostra avanço do desmatamento na Amazônia até 2022
Paulo Cappelli CGU aponta falhas no combate ao desmatamento na Amazônia
Meio Ambiente Mata Atlântica: Câmara aprova norma que afrouxa combate a desmatamento
Segundo o Inpe, os maiores avisos de desmatamento foram registrados no estado do Amazonas (127 km²), Pará (83 km²) e Mato Grosso (80 km²).
desmatamento amazonia madeira ilegaldesmatamento no rio araguaia, em goiásDesmatamento no cerrado no município de Alto ParaísoFloresta amazonica incendio desmatamento crime amazonia0A medição é feita a partir de imagens produzidas pelos satélites Aqua e Terra, da Nasa. Os dispositivos permitem que o Deter monitore o desmatamento em tempo real, com dados diários. Os dados, no entanto, são menos precisos do que o estudo anual do Inpe, em função de divergências na forma em que os sistemas observam a cobertura de nuvens.
“Provavelmente a redução do desmatamento só ocorrerá quando houver uma reversão consistente da fragilização das instituições responsáveis pela fiscalização e quando o discurso do novo governo ganhar mais materialidade”, declarou a ONG ambientalista WWF, em nota.
The post Desmatamento no Cerrado no 1º trimestre de 2023 é o pior já registrado first appeared on Metrópoles.