Missão europeia para as luas de Júpiter será lançada nesta quinta (13)
-
China quer construir bases na Lua ainda nesta década
-
Telescópio Webb captura “monstro verde” dentro de uma jovem supernova
-
Nasa divulga imagem de Urano com 11 de seus 13 anéis
De acordo com a Agência Espacial Europeia, a Jupiter Icy Moons Explorer fará “observações detalhadas de Júpiter e suas três grandes luas oceânicas – Ganimedes, Calisto e Europa”.
A nave estará equipada com um conjunto de sensores remotos, geofísicos e instrumentos, que irá caracterizar essas luas e descobrir mais sobre esses destinos como potenciais habitats para a vida futura ou verificar a possibilidade da existência de vida passada.
Durante a missão, a ESA irá monitorar o ambiente magnético, a radiação e o plasma de Júpiter em profundidade, além de avaliar a interação do planeta com as suas luas.
Segundo a ESA, cerca de 28 minutos após o lançamento, acontecerá a separação do Jupiter Icy Moons Explorer do foguete Ariane 5, que estará acoplado a nave.
Entre 99 minutos e 17 dias em órbita, acontecerá a implementação dos painéis solares, antenas e sondas, deixando a nave pronta para seguir sua jornada de oito anos com destino a Júpiter.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Missão europeia para as luas de Júpiter será lançada nesta quinta (13) no site CNN Brasil.