Na capital, índice de procura da vacina contra Influenza está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Postos de vacinação abrem em período integral para atender os públicos-alvo. Vacinações contra Covid e gripe vão estar disponíveis durante feriado de Tiradentes.
Celso Ávila/Prefeitura de Rio das Ostras
Campo Grande terá vacinação itinerante e unidades de saúde abertas das 7h às 17h durante o feriado de Tiradentes para imunização contra a gripe e Covid-19. Ação específica vai ocorrer em um shopping da capital e vai estar disponível ao longo do fim de semana.
Durante esta sexta-feira (21) e sábado (22), cinco Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) terão vacinação e testagem para detecção da Covid-19 disponível em diferentes regiões da capital:
UBS 26 de Agosto;
UBS Dona Neta;
USF Jardim Noroeste;
USF Moreninhas;
USF Silva Regina.
Já a ação itinerante será realizada no feriado, sábado e domingo (23) em horários alternados, no shopping Norte Sul Plaza. Na sexta e sábado, das 10h às 18h, já no domingo o atendimento será das 11h às 19h.
Vacinação contra gripe
O objetivo é aumentar o índice de vacinação e bater a meta de imunizar 90% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas. Conforme a primeira parcial da campanha de vacinação contra a Influenza, divulgada na última sexta-feira (14), aproximadamente 25,8 mil pessoas foram imunizadas em Campo Grande, o que representa menos de 8% de cobertura.
A baixa procura não é novidade, no ano passado apenas 43,4% de todo o público-alvo realizou a vacinação. Neste ano, a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais, 17,3 mil pessoas vacinadas (12,84%) do total estimado em 134,7 mil.
Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, o a capital deve imunizar 69,8 mil para cumprir a meta, no entanto, apenas 3,2 mil (4,67%) foram vacinadas até o momento.
Quem pode se vacinar?
Em Campo Grande a vacinação contra a gripe está disponível para todos os públicos prioritários:
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da saúde;
Crianças de seis meses a menores de seis anos;
Gestantes;
Puérperas até 45 dias pós-parto;
Caminhoneiros;
População indígena;
Profissionais das forças armadas;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Trabalhadores da educação;
Trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros;
População com deficiências permanentes;
População com comorbidades;
Profissionais do sistema penitenciário;
Profissionais portuários;
População privada de liberdade;
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três diferentes formas de gripe. Por isso é importante manter a vacinação em dia.
Vacina contra Covid
Já em relação a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ampliou os públicos-alvo da vacina Bivalente na última semana. Podem procurar os postos de vacinação pessoas com comorbidades e que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, também podem receber o imunizante.
A bivalente também está disponível para trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, sendo necessário comprovar esquema vacinal completo e ter recebido a última dose há, pelo menos, quatro meses.
O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. Além dos campo-grandenses que tenham 18 anos, com o mesmo período do primeiro reforço.
Crianças a partir de seis meses podem iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: