Um projeto de lei que já está percorrendo os corredores da Câmara Municipal de Campo Grande promete acelerar a fila de espera pela realização de exames clínicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta cria o Programa “CG Fila Zero de Exames”, que visa organizar mutirões para a realização de exames que estão aguardando a vaga no sistema de regulação.
De acordo com a proposta, para a efetivação do programa, o Poder Público realizará convênios e parcerias com a rede privada, oferecendo desconto em impostos como forma de pagamento.
O projeto é de autoria do vereador William Maksoud (PTB). Em sua justificativa, disse que o mutirão contribui para a detecção precoce de doenças e condições de saúde, aumentando as chances de sucesso no tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
“O mutirão proposto reduzirá os custos para o sistema da saúde, pois com o aumento da eficiência na realização dos exames, é possível reduzir o tempo de internação dos pacientes, diminuir o número de consultas médicas e minimizar a necessidade de repetição de exames, o que poderá gerar uma economia significativa para o sistema”, pontuou.