Uma operação desencadeada na sexta-feira (29), em Ribas do Rio Pardo, resultou na apreensão de seis toneladas de carte e mais 22 toneladas de tripa por estarem sendo produzidos de maneira imprópria para o consumo humano.
De acordo com as informações, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha envolvida em um esquema de abate de animais de forma clandestina.
Batizada de Operação Civitas, a ação prendeu seis pessoas em flagrante pelo crime. Também foi necessário fechar açougues e mercados e todos os produtos apreendidos serão descartados para garantir a segurança alimentar da população.
Ainda segundo explicou a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o esquema foi descoberto após o recebimento de denúncias de irregularidades pelos órgãos de controle da cidade, que enfrentam alta demanda.
O abate clandestino é uma questão de segurança pública e de saúde, pois os animais são furtados, desviados de rebanhos ilegais, estão doentes ou o método de produção não segue as normas de abate humanitário, além de não serem fiscalizadas por órgãos competentes, o que aumenta o risco de contaminação por doenças.
A operação teve como objetivo reprimir as violações das normas consumeristas administrativas, cíveis e criminais, especialmente o abate clandestino de animais e foi fundamental para retirar de circulação produtos impróprios para o consumo e garantir a segurança alimentar da população.