A equipe organizadora do projeto Estudantes no Controle – uma parceria da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado) e da SED (Secretaria de Educação) – conseguiu um recorde de escolas participantes do projeto Estudantes no Controle. Foram 58 estabelecimentos da REE (Rede Estadual de Ensino) que se inscreveram no prazo de 22 de março a 1º de maio. Sendo que, desse total, 38 estão localizados no interior e 20 em Campo Grande.
De acordo com o técnico em Auditoria e coordenador do Estudantes no Controle, Reinaldo Martins Feitosa, este ano será motivador para todos. "As visitas que fizemos no final do mês de março e na primeira quinzena de abril surtiram um efeito bastante positivo. Terminamos felizes e satisfeitos com a etapa de adesão ao Projeto. Nossa presença no ambiente escolar fez com que as escolas acreditassem ainda mais em seus potenciais. Todas as escolas e estudantes terão um cenário próspero, pois estão comprometidos e a disputa será desafiadora", afirma.
Reinaldo revela que a equipe da CGE-MS está se preparando para, em breve, começar a primeira etapa do Estudantes no Controle. "Vamos realizar a Oficina de Capacitação no interior do Estado, no período de 8 a 12 de maio e, na Capital, nos dias 16 e 18 deste mês", finaliza.
O projeto tem o objetivo de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.
Este ano, além das escolas da REE de Campo Grande que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), incluindo a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional também puderam se inscrever as que estão nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.
À medida que o projeto evolui, as etapas se tornam mais desafiadoras. Para conquistar as metas estabelecidas as escolas terão que participar necessariamente:
- da Oficina de Capacitação: para o treinamento dos professores orientadores e ministrada pela equipe da CGE-MS, coordenadora do Projeto – não pontuável, eliminatório e que será realizada em maio;
- do Teatro: fundamental assistir à peça teatral – não pontuável, eliminatório a ser ofertada também em maio;
- da Auditoria Cívica: é a realização de atividade diagnóstica em diversos locais da escola, indicando os problemas encontrados – corresponde a 250 pontos e deve acontecer em junho;
- do Desafio: consiste no desenvolvimento de ações práticas que visam corrigir os problemas levantados na etapa anterior – corresponde até 550 pontos e está programada para execução em setembro;
- da Tarefa Especial: as equipes deverão desenvolver material com temática ligada ao trabalho desenvolvido pela CGE-MS, divulgando o mesmo no âmbito escolar – a pontuação pode chegar até 200 e a execução deve ser em agosto.
Diário Oficial
Os interessados podem conferir o edital completo do projeto Estudantes no Controle que foi publicado em DOE (Diário Oficial do Estado) com as regras detalhadas e a premiação. Nos próximos dias, também deve ser oficializada pelo DOE a relação com os nomes das escolas participantes e seus respectivos municípios.
Fonte: Ascom CGE-MS