A campanha mundial de trânsito Maio Amarelo, foi lançada nesta sexta-feira (05) em Nova Alvorada do Sul, uma simulação real de acidente em perímetro urbano foi realizada para alertar tanto condutores, como ciclistas e pedestres para o risco no trânsito.
Em 2023 o movimento aborda o tema "No Trânsito, Escolha a Vida". O lançamento aconteceu em frente ao parque Nelson Tereré com a presença de autoridades, parceiros, sociedade civil organizada e representantes de entidades ligadas ao tema.
No lançamento, foi encenada a colisão e atropelamento entre ônibus e ciclistas, na principal via da cidade. O ônibus colidiu contra 4 ciclistas que trafegavam na via, ferindo 3 gravemente com fraturas expostas e vitimando um quarto ciclista, na simulação o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e realizou todos os procedimentos de resgate com o apoio de uma unidade de Saúde da Usina Atvos.
Durante os procedimentos, integrantes da Atvos e militares do Corpo de Bombeiros realizaram a explanação para público, dos procedimentos que são realizados durante o atendimento e resgate.
A simulação foi realizada pela Prefeitura Municipal, em conjunto com a Usina Atvos, Corpo de Bombeiros Militar, Demutran, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar, SEMED, Sertran Transportes, NAS BIKE, Gazin, Agrícola MV, Dallas Alimentos, CCR MSVIA, Secretaria de Saúde, Unidas e Transportadora Kátia Locatelli.
O Prefeito José Paulo Paleari acompanhou a simulação e falou sobre a importância da ação, "Promovemos hoje em parceria com a Atvos, Corpo de Bombeiros e demais entidades, o lançamento da campanha Maio Amarelo, uma campanha nacional de conscientização no trânsito. Esta simulação serve para conscientização da população sobre a gravidade de um acidente de trânsito e a importância de todos nós mantermos a atenção ao nos locomovermos nas vias da cidade."
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.