Farmácia Escola da UFMS oferece atendimentos gratuitos à população em Campo Grande
As comunidades interna e externa podem ter acesso ao atendimento gratuito fornecido pela Farmácia Escola (FE), na Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de MS), em Campo Grande.
As comunidades interna e externa podem ter acesso ao atendimento gratuito fornecido pela Farmácia Escola (FE), na Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de MS), em Campo Grande. Procedimentos como a aferição da pressão arterial, bioimpedância, medição da glicemia capilar e do pico de fluxo expiratório são realizados mediante agendamento. Veja abaixo, quais horários e o que seria necessário para receber alguma das ações de consultas.
Os atendimentos são feitos por meio do projeto de extensão Cuidado farmacêutico como estratégia de Extensão na Farmácia Escola, com o objetivo de contribuir para a manutenção da saúde e qualidade de vida da comunidade. "Visa identificar fatores que possam apontar para a necessidade de diagnóstico médico, orientar medidas não farmacológicas, minimizar riscos para saúde, auxiliar no controle de doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, busca fomentar o senso de responsabilidade social dos acadêmicos envolvidos na atividade", explica Maria Tereza Ferreira, coordenadora da FE e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.
Os procedimentos farmacêuticos, como a aferição de pressão e medição de glicemia servem para rastreamento ou para pacientes que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou diabetes. Já a medição de pico de fluxo expiratório ajuda a monitorar ou detectar crises, para pacientes com doenças respiratórias. Por fim, a bioimpedância é importante para pessoas que planejam perda de peso ou praticam atividades físicas, já que permite avaliar a composição corporal de acordo com o peso, o índice de massa corporal, o percentual de gordura corporal e de massa magra, a idade corporal, gordura viceral e gasto calórico.
A coordenadora explica que, se no momento do atendimento, os níveis de um paciente estiverem alterados, mas de forma moderada, são feitas novas medições para confirmar e, a partir destas informações, é feito o encaminhamento para uma Unidade Básica de Saúde, para consulta médica e diagnóstico.
"Quando os valores estão ligeiramente alterados e o paciente já faz uso de medicamentos, orientamos para a adesão ao tratamento e propomos novas medições para avaliar a efetividade. Quando os níveis estão muito alterados, independente do indivíduo já ter diagnóstico e tomar medicamentos, chamamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para conduzir o paciente até uma unidade de saúde e passar pelos procedimentos necessários para regularização", detalha.
Agendamento
Os agendamentos são feitos pelo telefone 67 3345-7781.O atendimento é feito no período da manhã, das 7h30 às 11h, nas terças e quartas-feiras; durante a tarde, das 13h30 às 17h, nas segundas-feiras; enquanto nas quintas está disponível durante o dia todo, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Para aferição da pressão, o paciente deve esvaziar a bexiga antes do exame e evitar consumir bebidas cafeinadas, como chás, cafés, tereré e chimarrão. Também é recomendado não realizar exercícios físicos antes do procedimento. Para medir a glicemia, a orientação é ficar em jejum por 8 horas. Para medir o pico do fluxo expiratório, o paciente precisa ficar em jejum por uma hora, além de evitar bebidas alcoólicas e cafeína 6 horas antes do exame e não fumar.
Já para a bioimpedância, os pacientes devem fazer jejum de alimentos e água por pelo menos 2 horas, evitar exercícios físicos antes, além de não ingerir bebidas cafeinadas 12 horas antes, não fumar, usar roupas leves e retirar acessórios de metal. Outra orientação é não fazer durante o período menstrual e esvaziar a bexiga antes do exame.