A terceira reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso do Sul será realizada na próxima sexta-feira (19), às 9h, no plenário Deputado Júlio Maia. A discussão, proposta pelo coordenador do grupo de trabalho, deputado Pedrossian Neto (PSD), tem o intuito de aprimorar os contratos entre as instituições de saúde do Estado e o Poder Público.
Segundo o parlamentar, o objetivo é encontrar uma solução para os constantes problemas entre hospitais e governo e, posteriormente, criar um Marco Regulatório. "Nós precisamos criar uma forma de relacionamento que, de um lado, assegure o poder de compra desses contratos, para que os hospitais não tenham dificuldade e, de outro, que nós possamos exigir deles um compromisso absoluto de transparência, de governança, de compliance, para que todos os recursos públicos ali depositados possam ser bem empregados", enfatiza Pedrossian Neto.
Na fase do dia 19, o deputado conduzirá a discussão sobre a metodologia DRG, que se trata de um sistema de categorização do serviços prestados aos pacientes, de acordo com a complexidade de cada caso. O encontro terá a participação do diretor-executivo da DRG Brasil, Breno Augusto Duarte Roberto, que apresentará o modelo. O secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, também deverá participar da reunião, bem como representantes dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas.
Nas duas primeiras audiências, foram discutidos os números das instituições de saúde do Estado, que mantêm contrato com o poder público para recebimento de recursos. O balanço aponta déficit de R$ 231 milhões em 2021, levando em consideração somente os hospitais que enviaram a documentação.
Também integram a Frente Parlamentar os deputados estaduais: Antonio Vaz (Republicanos); Coronel David (PL); João César Mattogrosso (PSDB); João Henrique (PL); Lia Nogueira (PSDB); Mara Caseiro (PSDB); Marcio Fernandes (MDB); Pedro Kemp (PT); Professor Rinaldo Modesto (Podemos); Rafael Tavares (PRTB); e Roberto Hashioka (União).
A reunião poderá ser acompanhada presencialmente e também pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS, Youtube e Facebook.