Depois que tomou conhecimento do áudio, atribuído à uma suposta professora e membro da diretoria do Simted (Sindicato Municipal do Professores em Educação) sobre um plano que aparentemente visa burlar regras a fim de evitar necessidade de reposição de aulas de professores aderentes ao movimento grevista dos professores na próxima semana, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) abriu uma sindicância para apurar os fatos.
Com a sindicância a intenção é apurar, administrativamente, todo conteúdo narrado na gravação que circulou em grupos de Whats App e que revela aparente plano para cooptar adesão à greve mediante condutas irregularidades citadas explicitamente na gravação.
No áudio divulgado na imprensa a suposta dirigente do Simted conversa com outra suposta professora e "combina" como seria a estratégia das aulas para que não houvesse a necessidade de reposição de aulas.
A Semed já oficiou todos os diretores de escolas e coordenadores de Centros de Educação Infantil para monitorar a situação. A Prefeitura de Dourados não vai permitir, ou tolerar, em hipótese alguma, que os alunos da Rede Municipal sejam prejudicados por qualquer que seja o motivo.