Guia Lopes da laguna: Funcionários do hospital Edelmira Nunes de Oliveira, reivindicam salários em atraso

Com décimo terceiro e salários atrasados, funcionários do HENO (hospital Edelmira Nunes de Oliveira), farão na manhã deste domingo (21), em Guia Lopes da Laguna, uma manifestação em frente à instituição, uma forma de chamar atenção do poder público para que haja uma solução na situação que eles vem enfrentando com salários em atraso.

Com décimo terceiro e salários atrasados, funcionários do HENO (hospital Edelmira Nunes de Oliveira), farão na manhã deste domingo (21), em Guia Lopes da Laguna, uma manifestação em frente à instituição, uma forma de chamar atenção do poder público para que haja uma solução na situação que eles vem enfrentando com salários em atraso. Na manhã de sábado(20), as portas foram fechadas e eles entraram em greve.


Os atendimentos foram suspensos, somente urgência e emergência foram realizados, desde o início desta semana os funcionários reivindicam pelos salários que estão atrasados há mais de dois meses. Placas com cartazes foram colados na porta do hospital, em forma de protesto pelos atrasos.


A Prefeitura Municipal é a responsável por fazer o repasse da verba, no qual o hospital paga os funcionários, médicos e também realiza a compra de medicamentos. Até o momento o repasse não foi feito a instituição, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, uma certidão está travando a liberação do dinheiro. "O hospital infelizmente hoje não tem a certidão do Fundo de Garantia, perderam a certidão, com isso impossibilita o município de repassar esse recurso, então por isso é importante a diretoria do hospital fazer o pagamento da certidão em dia, pagar os impostos em dia" disse Camilo Barbosa Soares Júnior, responsável pela pasta.


O Secretário também afirmou que a instituição tem acumulado dívidas, "O hospital pelo o que a gente tem conhecimento está com uma dívida de quase R $800.000,000 (oitocentos mil reais), que foi se acumulando durante um tempo", afirmou Camilo.

Já a diretoria do hospital alega que, os gastos e custos vem aumentando respectivamente, e que o poder público municipal não cumpriu com os compromissos acordados em reuniões, onde seriam repassados recursos extras, " Eles querem jogar a culpa na gestão do hospital na verdade a culpa não é da gestão do hospital é falta de compromisso do poder público de cumprir o que falou e não cumpriu", disse Simone Nagel, presidente do Hospital.


Na tarde de sábado(20), o Secretário Municipal de saúde, Marcelo Gonsalvez entrou em contato com a nossa equipe de reportagem e disse que conversou com o secretário estadual de saúde, Maurício Simões Corrêa e explicou a situação que se encontra o hospital Edelmira Nunes de Oliveira, " Ontem conversei com o secretário de Estado de saúde, expliquei o que estava acontecendo e pedi para ele assinar o mais breve possível a contratualização do hospital, solicitei uma atenção especial para nosso município. A prefeitura não tem como passar valor enquanto não regularizar a contratualização e regularizar a certidão, afirmou o secretário.

Com toda essa situação quem sofre é a população lagunense que depende do hospital e fica fadada a falta de atendimento médico, sendo obrigada a se deslocar para outras instituições da região ou até mesmo para a Capital.