A escritora e cordelista paraibana, Aurineide Alencar estaciona sua kombi Cordelteca Itinerante neste sábado (27), às 19 horas, na Casa Arandu, no Parque dos Ipês. A ação faz parte do projeto Caravana Cultural de Cordéis – Cordelteca Itinerante em Dourados, que foi incentivado pelo FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural), por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) da Prefeitura de Dourados.
"A bordo da Cordelteca, pretendo visitar escolas, feiras e eventos literários em geral, na região e também em outros estados", explica Aurineide. A Cordelteca Itinerante passou pela Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu (Aldeia Jaguapiru), Escola Municipal Indigena Araporã (Aldeia Bororó) e Escola Municipal Sócrates Câmara.
Neste sábado haverá o lançamento de dez cordéis de sua autoria, histórias inéditas e também releituras de enredos familiares ao imaginário das crianças, escritas no estilo de cordel. São eles: Branca de Neve na Floresta, O Castelo Encantado, O Jardim da Princesa, A Bela Adormecida em Cordel, Rapunzel e a Torre, O Encantamento da Bruxa, A princesa e o Sapo, A fada Madrinha, O reino encantado de Gabriel e a Vida de Princesa.
Serão 1.000 exemplares de cada título, totalizando dez mil livros, que serão distribuídos no formato de kits para cada uma das 83 escolas e CEIMS de Dourados. Cada unidade receberá quatro kits, que serão entregues aos responsáveis das unidades de ensino.
Durante o evento de lançamento, além das entregas dos livros, os visitantes poderão conhecer a Cordelteca Itinerante de pertinho, conferir seu acervo, assistir a leitura de cordéis e participar de um sarau cultural. Uma intérprete de Libras acompanhará as atrações. O lançamento é gratuito, aberto ao público e acontece na Casa Arandu, que fica na rua João Cândido da Câmara, s/n – Parque dos Ipês.