Nova Alvorada do Sul e mais 13 municípios devem receber o sinal 5G em Mato Grosso do Sul
Em todo o país, o sinal foi liberado para 459 municípios
A partir do dia 30 de maio de 2023, Nova Alvorada do Sul e mais 13 municípios de Mato Grosso do Sul poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G, segundo deliberação ocorrida nesta quarta-feira (24), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI).
Os municípios do Estado que estão autorizados a receber o sinal, são: Corumbá, Jaraguari, Anastácio, Caracol, Deodápoli, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Nova Alvorada do Sul, Novo horizonte do Sul, Rochedo, Terenos e Vicentina.
Conforme noticiado, Campo Grande, Dourados, Angélica e Três Lagoas e Ladário já faziam parte do plano de cobertura do sinal 5G.
Em todo o país, o sinal foi liberado para 459 municípios. Com a decisão, 1.423 municípios passaram a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G, alcançando o total de 138 milhões de brasileiros, o que corresponde a 64,7% da população do Brasil.
São Paulo é o estado que teve a maior quantidade de liberações, com 109 municípios. Na sequência estão Rio Grande do Sul (71), Santa Catarina (55) e Paraná (43). A lista segue com Minas Gerais (35), Paraíba (19), Alagoas (18), Ceará (16), Espírito Santo (14), Mato Grosso do Sul (14), Tocantins (14), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Norte (9), Maranhão (7), Pará (6), Bahia (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Goiás (2), Pernambuco (2), Piauí (2) e Roraima (1).
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital.
"Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira", destacou o ministro.
A decisão tomada pelo GAISPI segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal.
Instalação
A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.