A delegação de 29 atletas é composta por 21 nadadores que atingiram índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: o Open Internacional de natação e a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. As duas competições foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste ano. Além disso, a seleção é composta por oito nadadores que têm o Índice Mínimo de Qualificação do Mundial e as melhores marcas para revezamentos.
SAIU A CONVOCAÇÃO PARA O MUNDIAL DE NATAÇÃO DE MANCHESTER 2023! 😱🤩
Confira a lista completa dos brasileiros convocados: https://t.co/vndOwiYzyk#LoteriasCaixa pic.twitter.com/RoxVdusUEj— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) May 29, 2023
"Acredito que nosso grupo esteja bem preparado. É bem experiente. Não há nenhum estreante em Mundial. A expectativa é muito boa para que a seleção tenha um bom desempenho. Estamos em um nível competitivo alto durante este ano, com participações em competições nacionais e internacionais, como as etapas do World Series", declarou o técnico chefe da seleção de natação, Leonardo Tomasello.
Na última edição do Mundial de natação, disputado na Ilha da Madeira (Portugal) em junho do ano passado, o Brasil ficou na 3ª colocação com 53 medalhas: 19 ouros, 10 pratas e 24 bronzes.